sábado, 21 de outubro de 2006

A precariedade em debate... finalmente na Escola!

No passado ia 18 de Outubro, o ]MOVE[ promoveu um debate no ISA sobre a precariedade que invade o mercado de trabalho e sufoca as nossas vidas.

O mote foi dado com a exibição do filme "Il vangelo secondo precario", que relata de forma muito clara a vida de quatro jovens precários – é uma ficção, mas são estórias que todos já ouvimos ou vivemos. O debate que se seguiu, no qual participaram algumas dezenas de pessoas, contou com a presença de Rui Vieira (membro do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual) e Ana Sofia Palma (arqueóloga precária).

Foi uma oportunidade para ouvir relatos pessoais, escutar dúvidas que todos vamos tendo, reflectir sobre a dimensão e as características das alterações no mercado de trabalho, discutir o papel do sindicalismo, apontar desafios ou perspectivar saídas.

É certo que este parece um tema óbvio de reflexão e discussão urgente, mas a realidade mostra-nos que ele anda demasiado longe das faculdades. Isto, apesar da maioria dos jovens licenciados ser hoje precário ou desempregado e de muitos estudantes universitários terem de recorrer a este tipo de trabalho para poderem pagar os seus estudos. É justamente por não aceitarmos uma Universidade que se está a habituar a aceitar sem discutir que arriscamos organizar este tipo de iniciativas: não acreditamos na inevitabilidade de uma Escola virada para o seu (cada vez mais frágil) umbigo, ao ponto de nem querer ver os problemas dos membros da sua comunidade.

As nossas iniciativas estão a convencer-nos de que vale a pena continuar. Certamente, outros debates se seguirão.


1 comentário:

Interstícios disse...

Ola! Aqui em braga também estamos empenhados na luta contra "Bolonha". Ficamos contentes que por ai também haja um movimento capaz de levantar o pó sobre Bolonha, que as associações academicas não querem fazer.
Como posso ter acesso ao jornal a que voces fazem referencia no vosso blog?

www.agir-minho.blogspot.com