domingo, 30 de setembro de 2007

Vais para o ISA ou vais para o TOTTA?


2003

O meu cartão de Estudante era de papel, a sala 40 chamava-se sala 40, a propina era o ordenado mínimo nacional (em tempos não existia e o ensino era realmente gratuito), o meu curso durava 5 anos, 5 ordenados mínimos nacionais, as bolsas eram bolsas..., e estudava numa Universidade Pública.



2007

O meu cartão de Estudante é do Totta, a sala 40 chama-se “Sumol”, a propina são 949€ (com tendência para os milhares), veio bolonha pelos interesses empresariais e a licenciatura reduziu a 3 anos. O meu curso? Esse são mais dois anos e mais uns milhares (portanto, vários ordenados mínimos)... para quem pode... As bolsas são empréstimos (e o meu cartão é do Totta)... Então e a Universidade Pública? Será transformada em Fundação Pública com Direitos Privados enquanto o Estado se desresponsabiliza do seu financiamento?


Todas estas transformações e nós estudantes, os principais visados por elas nunca fomos ouvidos! O que também demonstra a total desorganização do movimento estudantil, nomeadamente das associações de estudantes, na defesa dos nossos direitos (estão mais interessadas em organizar semanas do caloiro, e festas da cerveja, etc.. )

Não me conformo!!! É preciso mudar!

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns, este foi dos melhores posts que tenho lido desde a algum tempo está mto bem conseguido. deviem tentar passar mais a mensagem. senão importam vou divulgar o link. ;)