quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Crise em Debate





No dia 10 de Dezembro concretizou-se mais um debate promovido pelo Move. Este debate pretendia ser uma discussão sobre as Crises e a Crise.

Numa escola que ainda continua virada para o seu umbigo, pensámos mais uma vez na necessidade de criar mais um espaço de troca de ideias, para que o que se passa lá fora não nos passe ao lado. Para isso convidou-se o Economista José Guilherme que fez uma exposição sobre a crise económica e financeira mundial e o professor do ISA, Lima Santos, que falou principalmente sobre a Crise Alimentar.

Estavam presentes 20 pessoas, entre elas funcionárias/os Professoras/es e estudantes do ISA, que ouviram e discutiram um dos problemas mais actuais do nosso globo, a crise financeira, onde os ricos têm sido protegidos pelos governos, como é o caso em Portugal do BPN e BPP, que é, nada mais nada menos, que roubar dos nossos impostos para pagar a especulação e as apostas nas bolsas que os ricos fazem.

Por outro lado discutiu-se a crise alimentar, anterior, mas não independente da actual. Esta crise levou ao aumento dos preços dos produtos agrícolas fazendo com que muitas populações do mundo passassem e continuem a passar fome, esta discussão, foi, é, e continuará a ser um debate central da nossa faculdade. Apesar de grande parte dos professores ignorarem este problema pensamos que enquanto quase 1/6 do Mundo passar fome, o problema agrícola continuará.

Sem comentários: