quinta-feira, 15 de março de 2007

PARA LÁ DOS MUROS

Um Encontro para discutir a Escola e dar outros passos

Nos passados dias 24 e 25 de Fevereiro, o MATA (Movimento Anti “Tradição Académica”) organizou “um Encontro para discutir a Escola e dar outros passos”. Foi um fim-de-semana com muito para pensar, falar e... juntar.

Para um dos pontos do Encontro, o MATA convidou vários grupos de estudantes: além do ]MOVE[, o GAE (Grupo de Acção Estudantil, ISCTE), o MISTA (Movimento por um IST Alternativo, Técnico) e a Des1biga (uma revista da Faculdade de Medicina de Lisboa); apareceram ainda pessoas – muitas delas organizadas em colectivos – do Porto e de Coimbra. Foi a primeira vez que estas pessoas se encontraram para debater dificuldades, sucessos e perspectivas.

A generalidade destes grupos é muito recente. Em toda a sua diversidade, une-os o facto de constatarem a necessidade de mudanças no movimento estudantil, cada vez mais incapaz de responder aos ataques à Escola e propôr outras coisas.

É justamente esta a conclusão mais importante que se pode tirar destas primeiras horas de conversa: há muito para fazer e, continuando o trabalho que cada colectivo faz na sua faculdade, nada impede de pensar em iniciativas conjuntas no futuro.

O ]MOVE[ sabe que esses “passos” que precisamos de dar têm que ser feitos com muita gente. Não nos satisfazemos apenas com o que diz respeito à nossa faculdade – nem nas nossas actividades (no seu conteúdo e intervenientes) nem nos nossos objectivos. Sabemos que há muito que nos une aos que estão “para lá dos [nossos] muros”. Esta boa iniciativa do MATA, ao permitir esta troca de experiências, preocupações e contactos, pode ser o início de um percurso em que possamos encontrar mais gente e fazer mais.

Sem comentários: