segunda-feira, 16 de abril de 2007

"Pensar e Viver a Cidade"
3º Conversa entre Ciência e Sociedade
I.S.A



A cidade, um local de encontro e de troca de experiências, onde a concentração de pessoas e a sua diversidade permitiu historicamente que novas ideias surgissem com um ritmo superior: é, portanto, um local de transformação e democracia, que pode e deve ser discutido por todos.

Falar de planeamento, de transportes, de cultura e de democracia, das decisões técnicas, das decisões políticas e de quem as vive, quer seja no "centro" ou na "periferia", é o que propomos nesta conversa. Convidámos pessoas que respondem, na sua vida, ao desafio de "pensar e viver a cidade": professores do ISA, da Secção Autónoma de Arquitectura Paisagista; também quem está mais perto dos órgãos de decisão e aí disputa opiniões técnica e politicamente; quem se interessa e estudou a participação popular na construção do espaço; e ainda quem organiza o associativismo que não aceita a exclusão social e espacial como destino para as suas vidas.

Esta conversa é acima de tudo uma oportunidade de se debater democraticamente um tema em que todos temos algo a dizer. Se não fosse assim, não faria sentido e como tal todos convocamos.