quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Ensino Superior, só há um caminho? Para quem? Para quê?

O ]movE[ organiza um debate sobre o Ensino Superior, na próxima quarta-feira, dia 14 de Novembro. O início está marcado para as 15h, no auditório do pavilhão de Eng. Florestal, no Instituto Superior de Agronomia.

A mesa será constituída por José Mário Branco (músico e estudante do Ensino Superior Público), Rui Borges (investigador), Daniela Pereira (aluna do ISA e membro do move) e um professor do ISA, ainda por confirmar.



1991 Aparecimento da primeira lei das propinas (governo de Cavaco Silva, os estudantes conseguem adiar a sua implementação durante algum tempo)

2003 A propina saltou do ordenado mínimo para perto de 900€ por ano (triplicou)

2006 Implementação do Processo de Bolonha no ISA (a licenciatura passa de 5 para 3 anos, mais 2 que tomam o nome de “mestrado”... A propina deste mestrado noutros institutos já está na casa dos 3000€. (Quanto será a nossa no próximo ano?)

2007 Proposta de transformação das Universidades Públicas em Fundações Públicas de Direito Privado através do novo Regime Jurídico dos Institutos de Ensino Superior (RJIES)
Os estudantes são banidos dos orgãos de gestão
Aparecem os Empréstimos e há redução nas Bolsas (já temos a vida hipotecada antes de entrarmos no mercado de trabalho precário? E o nosso cartão de estudante é do Totta!?)

2008
Nada é inevitável! Estudantes, Professores e Funcionários têm algo a dizer acerca deste futuro! Porque o futuro, do que quer que seja, passa sempre pelo pensar e agir daqueles que ocupam o espaço.


Sem comentários: